top of page

Pesquisadora Nevense é aprovada em Pós-Graduação Internacional

A Pesquisadora Maria Clara Ribeiro Soares foi uma das aprovadas com bolsa integral para o Curso de Pós-graduação Internacional em Políticas Culturais de Base Comunitária de 2021, promovido pela Faculdade Latino-americana de Ciências Sociais – Sede Argentina ( FLACSO - Argentina) e o programa IberCultura Viva. O Edital recebeu aplicações de pesquisadores e pesquisadoras de 11 países da América Latina e da Europa, totalizando um número de 502 aplicações para sua terceira turma de formação. Ao total, foram ofertadas 96 bolsas, sendo 8 para cada um dos países participantes do IberCultura Viva.


A formação em políticas culturais de base comunitária é voltada para trabalhadoras e trabalhadores do setor de políticas públicas para a cultura, tendo como ponto forte a diversidade de olhares para múltiplos contextos dos territórios ibero-americanos. A Especialização pauta noções teóricas sobre processos culturais contemporâneos, abordando também debates e ferramentas de gestão com ênfase no campo de garantias de direitos cidadania e produção cultural.


“Fiquei muito feliz quando vi que tinha sido classificada, além de ser uma oportunidade única, foi um processo muito concorrido. É uma especialização que trabalha com as vivências das periferias, levando em conta as especificidades de se fazer Gestão e Produção em comunidades. Então, para mim que sou da periferia, esse é um processo muito rico e espero poder aplicar em minha cidade todo esse conhecimento. Estou muito empolgada.” Conta Maria Clara.


Maria Clara é Graduada em História pela PUC-MG, sendo membra e Diretora de Projetos e Eventos do Instituto Cultural Semifusa, além de Analista Social no Programa Fica Vivo! do Governo do Estado de Minas Gerais, é uma referência no setor de produção cultural tanto em Ribeirão das Neves, quanto na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). Com início no mês de abril/2021 a formação tem uma duração total de oito meses.


Para conhecer mais sobre o programa da Pós-graduação Internacional em Políticas Culturais de Base Comunitária, acesse o link: Pós-Graduação/ FLACSO


Maria Clara Ribeiro Soares

254 visualizações0 comentário
bottom of page