top of page

Sobre nós

QUEM SOMOS

O Instituto Cultural Semifusa é uma entidade sem fins lucrativos que visa democratizar o acesso aos bens culturais, estimular o protagonismo juvenil na periferia e desenvolver ações que contribuam para a construção de novas narrativas positivas para Ribeirão das Neves reforçando o sentimento de pertencimento dos moradores para com o local em que vive.

 

Fundado em 2009, o Semifusa conta com profissionais da história, ciências sociais, marketing, publicidade, assistência social e química em seu quadro e busca através da produção cultural contribuir para a formação cidadã e profissional dos envolvidos em seus projetos.

 

O intuito é desenvolver novas formas sistemáticas de inserção dos jovens na sociedade e estimular o crescimento dos mesmos. O Semifusa entende que as práticas culturais são essenciais para o fortalecimento do vínculo no território e também para desenvolver novas tecnologias a fim contribuir para desenvolvimento social, intelectual e cidadão da população de uma cidade.

 

O Coletivo está integrado a Rede Internacional de Periferias, a Rede de Afroempreendedores da RMBH, a Rede dos Trabalhadores a Cultura de Ribeirão das Neves e ao Circuito Metropolitano de Saraus e desenvolve diversas atividades como debates,  Oficinas, a Feira das artes da Região metropolitana, o Sarau do Ribeirão, o Festival Pá na Pedra de Artes integradas, o Festival Neves Encena de teatro e dança e ganhou prêmios como o de iniciativas inovadoras na economia criativa na categoria melhor modelo de gestão do Ministério da cultura em 2013.

bottom of page