• Semifusa

O Instituto Cultural Semifusa convida artistas, produtores, gestores, grupos, pesquisadores e pesquisadoras, coletivos e organizações da sociedade civil que atuam em Ribeirão das Neves-MG desenvolvendo iniciativas e projetos culturais a apresentarem propostas para apoio ao seu trabalho no PRÊMIO SEMIFUSA DE CULTURA. Serão premiadas 20 iniciativas socioculturais com o valor de R$1.000,00 (mil reais) para fortalecimento das ações no território.

O período de inscrição vai de 01 a 20 de março de 2021, às 23h59m (horário de Brasília).

O Edital com todas as informações pode ser conferido aqui!

O cadastro das atividades pode ser feitas aqui.







66 visualizações0 comentário

O Projeto "De Frente ao Patrimônio Nevense: Educação, Cultura e Identidade Territorial", propõe construir uma experiência de acesso, conhecimento e um outro olhar dos bens culturais presentes no Município de Ribeirão das Neves.


A proposta visa trazer para o campo do debate e das experiências empíricas a discussão sobre o Patrimônio reconhecido e as múltiplas expressões culturais que se constituem nas relações cotidianas. Alinhando visitas guiadas, caminhadas e ambientes de diálogos, o Projeto tem como foco especial a temática da Educação Patrimonial e a valorização do sentimento de pertencimento e cidadania para com Ribeirão das Neves.


Dentro do escopo de programação do Projeto, abrimos vaga para uma Oficina de Fotografia com Dispositivos Móbile (foco em smartphones e tablets), que aborda propostas metodológicas com foco em fotografia e relações socioculturais.


O Projeto “De Frente ao Patrimônio Nevense”, tem como objetivo que a oficina ampare de forma técnica, dando subsídio aos participantes quanto a utilização de recursos práticos na esfera tecnológica como celulares e tablets para registro fotográfico. A oficina irá dialogar de forma conjunta com o processo de construção em âmbito geral do Projeto, abordando os temas da fotografia, técnicas e sua ampliação na expansão de horizontes sobre os lugares e as paisagens culturais dentro de Ribeirão das Neves.



Os critérios técnicos mínimos para envio das propostas são:


  • Mínimo de 8 horas de atividade formativa, sendo pelo menos 4 horas de conteúdo teórico e 4 horas de atividades práticas, realizadas conjuntamente com o circuito De Frente ao Patrimônio Nevense, presencialmente, no Município de Ribeirão das Neves;

  • Disponibilização de cartilha básica com as informações contidas na oficina para o público da Oficina;

  • Caráter dialógico com as temáticas de Patrimônio Cultural e Paisagem Cultural;

  • Ser residente do Município de Ribeirão das Neves, ou de Municípios da Região Metropolitana de Belo Horizonte, sendo que este processo seletivo é preferencialmente para munícipes de Ribeirão das Neves;

  • Ter disponibilidade para executar as atividades teóricas e práticas entre 17 e 25 de abril de 2021 (maiores informações serão passadas em reunião).


O que nosso Projeto Oferece:


  • Remuneração para prestação de serviços no valor de R $2.000,00 (dois mil reais). A/O prestadora de serviços deverá impreterivelmente emitir nota fiscal;

  • Alimentação e transporte local durante as atividades presenciais;

  • Contrato de Prestação de Serviços.



Para participar de nossa seleção você deve:


  • Enviar portfólio de trabalhos (não vamos exigir formação específica na área de comunicação, mas avaliaremos cursos, formações e outra atividades nas áreas de educação e fotografia);

  • Enviar Ementa da Oficina, incluindo carga horária, proposta metodológica e necessidades técnicas;


Ambos os documentos devem ser enviados em formato PDF, assim como seus contatos para o e-mail: patrimonioeidentidadenevense@gmail.com


No Título de e-mail deverá constar: ENVIO DE PROPOSTA - OFICINA DE FOTOGRAFIA + SEU NOME


O processo de seleção se dará em duas etapas, sendo:


1 - Avaliação de Portfólio e Ementa da Oficina (caráter eliminatório);

2 - Reunião com a Equipe de Coordenação do Projeto (somente para os selecionados na 1ª Etapa).


Haverá contrato de prestação de serviços específicos para a pessoa que seja selecionada.


A Equipe do Projeto “De Frente ao Patrimônio Mineiro” irá entrar em contato somente via e-mail.


Todas as dúvidas sobre o processo poderão ser encaminhadas para o e-mail: patrimonioeidentidadenevense@gmail.com


Período para envio de currículos e ementas da proposta de oficina: 23 de fevereiro a 05 de março de 2021.

119 visualizações0 comentário

Rodolfo Ataíde é um poeta e fotógrafo residente de Ribeirão das Neves – Minas Gerais. Ele começou a distribuir poemas pelas ruas do município como uma forma de estimular as pessoas a praticarem a leitura.



Poeta e fotógrafo residente em Ribeirão das Neves, Rodolfo Ataíde realiza ação que contribui para o estímulo e acesso à leitura, através da produção e distribuição de 15.000 (quinze mil) postais com poesias e imagens, todas de autoria do artista, que serão distribuídas gratuitamente pela cidade em espaços públicos e pontos comerciais da cidade. Ataíde escolheu três poemas para ação, sendo eles “Minha história brasileira", “O corpo e a cidade” e “A construção do futuro” compondo uma trilogia que remete ao passado, presente e futuro das pessoas negras no Brasil. As obras trazem referências históricas do período colonial, reflexões sobre a sociedade atual na perspectiva do homem negro e do afrofuturismo.


A utilização do cartão postal como formato permite ao autor unificar a poesia, fotografia e o designer para proporcionar ao leitor uma experiência literária diferente e acessível aos mais variados perfis de público.


“Pensar sobre as perspectivas de futuro sob a ótica das pessoas negras requer uma visita constante ao passado e mudanças de paradigmas do presente, pois as representações dos imaginários de futuro tão comum no cinema, na música e na literatura não incluem os negros ou ainda visualizam como subalternos, salvo raras exceções”, reflete o poeta.

Para lançar oficialmente o projeto, Rodolfo fará uma live em seu perfil do Facebook onde compartilhará poesias, processos e construções que resultaram no projeto. Sexta-feira, dia 12/02, a partir das 19h no @rodolfoataide


A distribuição dos postais faz parte do projeto “Imaginário do homem preto” financiado com os recursos da lei Aldir Blanc de Ribeirão das Neves.


SERVIÇO

Rodolfo Ataíde - Poesias Imaginário do homem preto

Onde: lançamento no facebook: @rodolfoataide.

Quando: Sexta-feira, dia 12/02, a partir das 19h no

Contato: contatorodolfoataide@gmail.com

3 visualizações0 comentário
  • Ícone do Facebook Branco
  • Branca Ícone Instagram
  • Ícone do Twitter Branco

Receba nossas atualizações