top of page
  • Semifusa

Pensando futuro sob a ótica de pessoas negras

Rodolfo Ataíde é um poeta e fotógrafo residente de Ribeirão das Neves – Minas Gerais. Ele começou a distribuir poemas pelas ruas do município como uma forma de estimular as pessoas a praticarem a leitura.



Poeta e fotógrafo residente em Ribeirão das Neves, Rodolfo Ataíde realiza ação que contribui para o estímulo e acesso à leitura, através da produção e distribuição de 15.000 (quinze mil) postais com poesias e imagens, todas de autoria do artista, que serão distribuídas gratuitamente pela cidade em espaços públicos e pontos comerciais da cidade. Ataíde escolheu três poemas para ação, sendo eles “Minha história brasileira", “O corpo e a cidade” e “A construção do futuro” compondo uma trilogia que remete ao passado, presente e futuro das pessoas negras no Brasil. As obras trazem referências históricas do período colonial, reflexões sobre a sociedade atual na perspectiva do homem negro e do afrofuturismo.


A utilização do cartão postal como formato permite ao autor unificar a poesia, fotografia e o designer para proporcionar ao leitor uma experiência literária diferente e acessível aos mais variados perfis de público.


“Pensar sobre as perspectivas de futuro sob a ótica das pessoas negras requer uma visita constante ao passado e mudanças de paradigmas do presente, pois as representações dos imaginários de futuro tão comum no cinema, na música e na literatura não incluem os negros ou ainda visualizam como subalternos, salvo raras exceções”, reflete o poeta.

Para lançar oficialmente o projeto, Rodolfo fará uma live em seu perfil do Facebook onde compartilhará poesias, processos e construções que resultaram no projeto. Sexta-feira, dia 12/02, a partir das 19h no @rodolfoataide


A distribuição dos postais faz parte do projeto “Imaginário do homem preto” financiado com os recursos da lei Aldir Blanc de Ribeirão das Neves.


SERVIÇO

Rodolfo Ataíde - Poesias Imaginário do homem preto

Onde: lançamento no facebook: @rodolfoataide.

Quando: Sexta-feira, dia 12/02, a partir das 19h no

Contato: contatorodolfoataide@gmail.com

5 visualizações0 comentário
bottom of page