• Semifusa

Painéis com o "Bolinho" são grafitados em Neves

Ribeirão das Neves ganhou nesta semana painéis de graffiti com o famoso personagem do "Bolinho". O projeto proposto pela criadora dos personagens, Maria Raquel Bolinho, tem como objetivo a realização de painéis de grafite sobre o tema da Educação em parceria com o Coletivo Semifusa da cidade de Ribeirão das Neves.


O primeiro painel foi realizado na Escola Estadual João Lopes Gontijo na cidade de Ribeirão das Neves, na R. Um, 620 - Conj. Nova Pampulha (Justinópolis). A escola se encontra em uma região periférica e recebe uma comunidade de alunos de vulnerabilidade social. O painel elaborado proporcionou a escola uma intervenção artística importante, conectada com a arte moderna que é o Graffiti em uma releitura da obra de Van Gogh.




O segundo painel foi realizado na sede do Giramundo Teatro de Bonecos, da cidade de Belo Horizonte que exerce atividades artísticas e fica aberto ao público, realizando assim uma revitalização do espaço, com a pintura do Bolinho sobre o Teatro de Bonecos. O projeto foi realizado no mês de Dezembro 2020 e Janeiro 2021.


O programa IberCultura Viva através do Edital de Apoio a Redes 2020: COVID- 19 e Redes Culturais Comunitárias teve propostas selecionadas dos seguintes países: Argentina (10), Brasil (4), Chile (7), Colômbia (9), Costa Rica (1), Equador (5), El Salvador (3), México (6), Peru (6) e Uruguai (2).


Esta edição foi dirigida a iniciativas de redes culturais comunitárias que articulam ações de apoio à emergência sanitária pela pandemia de COVID-19. As atividades de apoio e assistência podiam ser em temas de alimentação, de saúde ou educação no contexto da pandemia.


Sobre o personagem Bolinho


O Bolinho é um personagem criado pela grafiteira Maria Raquel, com a forma de um cupcake, que são bolos de caneca ou forminha. Seu intuito é colorir a cidade e dividir com milhares de pessoas sua paixão por doces e pela cultura urbana através da arte do grafite. São cupcakes personalizados, que encenam personagens do cotidiano como famosos, profissões, gírias, músicas, vídeos, memes e até ícones do cinema clássico e de animação viram inspiração, como por exemplo, o Bolinho Mickey Mouse, o Bolinho Homem-Aranha, o Bolinho Meninas Super Poderosas, no período eleitoral teve o “Bolinho Candidato”, entre vários outros, sempre com cores vibrantes e traços fortes, apresentados nos mais variados suportes artísticos da cidade, deixando as ruas e espaços públicos mais bonitos.


Nascida em Itabira, formada em Letras pela UFMG e Artes Visuais na Escola de Design da UEMG, a artista Maria Raquel, vem espalhando suas intervenções desde 2009 e rapidamente foi se multiplicando, sendo que atualmente já foram pintados mais de 1000 Bolinhos que podem ser encontrados por toda Belo Horizonte e região metropolitana, Itabira, Itanhomi, São Paulo e várias outras cidades, sem contar as pinturas realizadas de forma comercial. O personagem ganhou delineamento, mudou de aparência à medida que a artista dominou novas técnicas e assim os traços simples iniciais desembocaram em personagens mais complexos. As temáticas das ilustrações também mudaram, sempre em consonância com assuntos do momento, sem nunca perder o tom divertido, mesmo se tratando de um assunto mais polêmico.


As obras do Bolinho são concentradas principalmente em Belo Horizonte e sua região metropolitana. Vários locais importantes da cidade receberam painéis do Bolinho, como o Aeroporto Internacional Tancredo Neves, Cidade Administrativa, Palácio da Liberdade, Universidade Estadual de Minas Gerais, Escola de Saúde Pública de Minas Gerais e Rodoviária de Belo Horizonte. O Bolinho recebeu reconhecimento internacional quando o perfil da banda Kiss no Twitter publicou uma foto na qual o conhecido quarteto maquiado é retratado na versão dos famosos cupcakes. Em 2013, ele virou coleção exclusiva de roupa e já serviu como tema para aniversários, ensaios fotográficos de casamento e de gestação.


Recentemente, o Bolinho fez até parte do cenário temporário do programa ‘Encontro com Fátima Bernardes” da Rede Globo e ilustra os cartões de passagem do sistema de transporte público BHBus. O Bolinho pode ser considerado um ícone da cidade de Belo Horizonte que ganhou popularidade tanto dentro do movimento do grafite quanto do público em geral, sendo notável inclusive, seu sucesso com as crianças. Todos os dias, pessoas tiram fotos com o personagem nas ruas e postam nas redes sociais. Em um muro da Avenida Raja Gabaglia, sua pintura foi apagada e logo escreveram no local “queremos o Bolim”, demonstrando a interação do público com o personagem, que sempre envia pedidos para que ela pinte novamente algum que foi apagado ou sugerindo personagens e lugares.



Redes sociais

@querobolinho


Produção Executiva

Nayara de Amorim

12 visualizações0 comentário
  • Ícone do Facebook Branco
  • Branca Ícone Instagram
  • Ícone do Twitter Branco

Receba nossas atualizações