top of page
  • Semifusa

Painéis com o "Bolinho" são grafitados em Neves

Ribeirão das Neves ganhou nesta semana painéis de graffiti com o famoso personagem do "Bolinho". O projeto proposto pela criadora dos personagens, Maria Raquel Bolinho, tem como objetivo a realização de painéis de grafite sobre o tema da Educação em parceria com o Coletivo Semifusa da cidade de Ribeirão das Neves.


O primeiro painel foi realizado na Escola Estadual João Lopes Gontijo na cidade de Ribeirão das Neves, na R. Um, 620 - Conj. Nova Pampulha (Justinópolis). A escola se encontra em uma região periférica e recebe uma comunidade de alunos de vulnerabilidade social. O painel elaborado proporcionou a escola uma intervenção artística importante, conectada com a arte moderna que é o Graffiti em uma releitura da obra de Van Gogh.




O segundo painel foi realizado na sede do Giramundo Teatro de Bonecos, da cidade de Belo Horizonte que exerce atividades artísticas e fica aberto ao público, realizando assim uma revitalização do espaço, com a pintura do Bolinho sobre o Teatro de Bonecos. O projeto foi realizado no mês de Dezembro 2020 e Janeiro 2021.


O programa IberCultura Viva através do Edital de Apoio a Redes 2020: COVID- 19 e Redes Culturais Comunitárias teve propostas selecionadas dos seguintes países: Argentina (10), Brasil (4), Chile (7), Colômbia (9), Costa Rica (1), Equador (5), El Salvador (3), México (6), Peru (6) e Uruguai (2).


Esta edição foi dirigida a iniciativas de redes culturais comunitárias que articulam ações de apoio à emergência sanitária pela pandemia de COVID-19. As atividades de apoio e assistência podiam ser em temas de alimentação, de saúde ou educação no contexto da pandemia.


Sobre o personagem Bolinho


O Bolinho é um personagem criado pela grafiteira Maria Raquel, com a forma de um cupcake, que são bolos de caneca ou forminha. Seu intuito é colorir a cidade e dividir com milhares de pessoas sua paixão por doces e pela cultura urbana através da arte do grafite. São cupcakes personalizados, que encenam personagens do cotidiano como famosos, profissões, gírias, músicas, vídeos, memes e até ícones do cinema clássico e de animação viram inspiração, como por exemplo, o Bolinho Mickey Mouse, o Bolinho Homem-Aranha, o Bolinho Meninas Super Poderosas, no período eleitoral teve o “Bolinho Candidato”, entre vários outros, sempre com cores vibrantes e traços fortes, apresentados nos mais variados suportes artísticos da cidade, deixando as ruas e espaços públicos mais bonitos.


Nascida em Itabira, formada em Letras pela UFMG e Artes Visuais na Escola de Design da UEMG, a artista Maria Raquel, vem espalhando suas intervenções desde 2009 e rapidamente foi se multiplicando, sendo que atualmente já foram pintados mais de 1000 Bolinhos que podem ser encontrados por toda Belo Horizonte e região metropolitana, Itabira, Itanhomi, São Paulo e várias outras cidades, sem contar as pinturas realizadas de forma comercial. O personagem ganhou delineamento, mudou de aparência à medida que a artista dominou novas técnicas e assim os traços simples iniciais desembocaram em personagens mais complexos. As temáticas das ilustrações também mudaram, sempre em consonância com assuntos do momento, sem nunca perder o tom divertido, mesmo se tratando de um assunto mais polêmico.


As obras do Bolinho são concentradas principalmente em Belo Horizonte e sua região metropolitana. Vários locais importantes da cidade receberam painéis do Bolinho, como o Aeroporto Internacional Tancredo Neves, Cidade Administrativa, Palácio da Liberda