top of page

Lançamento do documentário “De Frente ao Patrimônio Nevense: Educação, cultura e identidade”

O Projeto “De Frente ao Patrimônio Nevense: Educação, Cultura e Identidade Territorial”, fará o lançamento oficial de seu Mini-Documentário na sexta-feira, dia 19 de novembro, no canal da WeTvSemifusa via plataforma do youtube.


A Iniciativa sobre o patrimônio cultural nevense, seus desafios e suas potencialidades, incluindo estruturas de pesquisas, e presenças institucionais, visa construir um diálogo crítico sobre a identidade nevense a partir do reconhecimento e ocupação de seus espaços.


Idealizado pela historiadora Maria Clara Ribeiro Soares e composto por uma equipe multidisciplinar, o documentário seguiu uma linha de exposição de pontos que são referências do patrimônio histórico e cultural do Município, assim como novos espaços de encontros e expressões das artes.


A proposta central da circulação e filmagens foi de proporcionar reflexões acerca do reconhecimento, dentro do município, dos locais de interações e ocupações pelas pessoas, enquanto pontos de encontros, sociabilidade e reforço ao sentimento de pertencimento. De forma crítica, o documentário aponta para novos caminhos referentes à conservação e uso de alguns dos monumentos da cidade, assim como observa novos usos e formas de se relacionar com lugares ainda não reconhecidos oficialmente pelo poder público como patrimônios.



O mini-documentário “De Frente ao Patrimônio Nevense”, contou com ampla articulação de parcerias no Município, incluindo artistas, mestres e mestras, produtoras culturais, e pautou a descentralização de atividades socioculturais dentro de Ribeirão das Neves. O Doc conta com trilha sonora original e o apoio do Instituto Cultural Semifusa.


Serviço:.


Lançamento do Mini-doc: "De Frente ao Patrimônio Nevense: Educação, Cultura e Identidade Territorial"

Data: 19 de novembro de 2021 (sexta-feira)

Horário: 19h00

Plataforma: WebTvSemifusa, acensado o link: https://youtu.be/uLBH1JYtnzc

Transmissão Gratuita


O Projeto "De Frente ao Patrimônio Nevense: Educação, Cultura e Identidade Territorial" foi contemplado via fomento da Lei Aldir Blanc (Lei 14.017/2020), com a aplicação dos recursos vindos do Fundo Nacional da Cultura (FNC), e aplicados na esfera municipal de Ribeirão das Neves, do Edital Nº 009/2020 - de Fomento à Cultura, via Lei Emergencial Aldir Blanc (Ribeirão das Neves/MG).


44 visualizações0 comentário
bottom of page