top of page

De Frente ao Patrimônio Nevense: Educação, Cultura e Identidade Territorial

O Projeto "De Frente ao Patrimônio Nevense: Educação, Cultura e Identidade Territorial", propõe construir uma experiência de acesso, conhecimento e um outro olhar dos bens culturais presentes no Município de Ribeirão das Neves.


A proposta visa trazer para o campo do debate e das experiências empíricas a discussão sobre o Patrimônio reconhecido e as múltiplas expressões culturais que se constituem nas relações cotidianas. Alinhando visitas guiadas, caminhadas e ambientes de diálogos, o Projeto tem como foco especial a temática da Educação Patrimonial e a valorização do sentimento de pertencimento e cidadania para com Ribeirão das Neves.


Em sua programação, que será realizada no mês de abril, prevê-se a construção de um roteiro sociocultural especial, abarcando elementos de representação patrimonial imaterial e material, assim como manifestações de culturas populares, tradicionais e urbanas. Serão promovidos espaços formativos, incluindo rodas de prosas, experiências de comunicação imersiva e novas tecnologias, visando o reconhecimento e interpretação em novos ambientes da cultura digital.


O Projeto também irá contar com um ciclo de webinários sobre o patrimônio cultural nevense, seus desafios e suas potencialidades, incluindo estruturas de pesquisas, e presenças institucionais para amplo e qualificado debate.



Todas as atividades serão gratuitas, contando com um processo de inscrição regido por edital próprio, com exceção do ciclo de webinários. O Projeto foi idealizado pela historiadora Maria Clara Ribeiro Soares, e conta com uma ampla participação de profissionais dos setores de História, Ciências Sociais e Produção Cultural em seu planejamento. O Instituto Cultural Semifusa é parceiro institucional da empreitada, no qual suas redes sociais são meios de divulgação e diálogo oficiais com o público.


Todas as informações e quaisquer outras dúvidas poderão ser sanadas enviando e-mail para: patrimonioeidentidadenevense@gmail.com O Projeto "De Frente ao Patrimônio Nevense: Educação, Cultura e Identidade Territorial" foi contemplado via fomento da Lei Aldir Blanc (Lei 14.017/2020), com a aplicação dos recursos vindos do Fundo Nacional da Cultura (FNC), e aplicados na esfera municipal de Ribeirão das Neves, do Edital Nº 009/2020 - de Fomento à Cultura, via Lei Emergencial Aldir Blanc (Ribeirão das Neves/MG).



64 visualizações0 comentário
bottom of page