top of page

Coletânea "Ribeirão das Neves: Pesquisa, Cultura e Novos Tempos" está com editais abertos!

Abertos os Editais para envio de artigos e ensaios científicos para compor a Coletânea “Ribeirão das Neves: Pesquisa, Cultura e Novos Tempos”, tendo como organizador o pesquisador Guidyon Augusto Almeida Lima.


Com o objetivo de reunir estudos e pesquisas sobre as dimensões socioculturais e a atuação dos atores sociais e suas relações, com foco específico de pesquisas realizadas dentro do território indentitário do Município de Ribeirão das Neves. A proposta visa constituir uma publicação de livro, organizando artigos que foram produzidos por meio de incentivo público no Município, assim como novas propostas de ensaios que serão divulgados em todo o território brasileiro, incentivando a produção científica local.


Sua perspectiva de inovação, visa trazer para o Município um material compilado de uma ampla produção científica, patrocinada via incentivo público, tendo o potencial de se tornar uma referência para as estruturas acadêmicas, assim como para fornecer base centralizada para o desenvolvimento de políticas públicas.


A Coletânea será distribuída gratuitamente, garantindo todos os registros para as autoras e autores, com cópias já elencadas para instituições de ensino, pesquisa e cultura em nível Municipal e Estadual.


Serão três editais diferentes que estão abertos entre o período de 05 de janeiro à 15 de janeiro, para o Edital 01, e 05 de janeiro à 15 de fevereiro para os Editais 02 e 03 cada qual visando um público específico:

I - Edital 01/2021: Chamado para envio de Artigos patrocinados pelo Fundo Municipal de Preservação do Patrimônio Cultural - FUNPAC de Ribeirão das Neves;


II - Edital 02/2021: Chamado para envio de Artigos patrocinados via Lei Aldir Blanc - Ribeirão das Neves 2020;


III - Edital 03/2021: Chamado para envio de Ensaios Livres


Para conferir cada edital, acesse:


Edital 01/2021: http://bit.ly/EditalRB01


Edital 02/2021: http://bit.ly/EditalRB02



A Coletânea possui uma parceria inestimável com o Instituto Cultural Semifusa, que será base da divulgação do Projeto. A estrutura de editoria ficará a cargo da Editora Estúdio Aspas.


Todas as dúvidas e informações poderão ser sanadas enviando um e-mail para: rbpesquisaecultura@gmail.com





A proposta da Coletânea foi contemplada via fomento da Lei Aldir Blanc (Lei 14.017/2020), com a aplicação dos recursos vindos do Fundo Nacional da Cultura (FNC), e aplicados na esfera municipal de Ribeirão das Neves, por meio do Edital Nº 009/2020 - de Fomento à

Cultura, via Lei Emergencial Aldir Blanc (Ribeirão das Neves/MG).


208 visualizações0 comentário
bottom of page