Normas de Submissão de Resumos para Comunicações Orais em Mesas Temáticas

É com real prazer que a equipe de produção da primeira edição do Seminário Metropolitano de Estudos Sobre as Periferias, apresenta sua chamada para propostas de comunicações orais, em formato digital, em suas quatro Mesas Temáticas. 

 

As Mesas Temáticas serão realidades entre os dias 13 e 14 de abril de 2021, pelos horários da manhã e da tarde, sendo divididas em macro temas: 

- Mesa Temática I: Impactos Socioeconômicos da COVID-19 nas Periferias   

 

- Mesa Temática II: Expressões Culturais Urbanas: Comunicação, Juventude e Trabalho nas Periferias

 

- Mesa Temática III: Turismo, Meio Ambiente e Espaços de Experiências: Diálogos em Contextos Periféricos

- Mesa Temática IV: Políticas Públicas para as Periferias: Avanços, Descasos e Desafios

Confira aqui a Ementa de todas as Mesas Temáticas. 

Normas de Submissão de Trabalhos:

Os trabalhos devem ser originais e ser encaminhados sob a forma de resumo simples, com no mínimo 300 e no máximo 800 palavras; a totalidade de palavras do resumo incluirá o título, objetivos, método, resultados, conclusão. As referências devem ser inseridas como notas de rodapé e não irão contar na totalização de palavras.

O título completo deverá ser escrito em letras maiúsculas, centralizado em fonte Arial tamanho 14, negrito. Após uma linha de espaço, deverão constar os nomes completos dos autores/autoras (serão aceitos nomes sociais, desde que expressado no formulário de inscrição), em fonte Arial tamanho 12. Na linha debaixo deverá constar as instituições de origem (ou de formação) de cada um dos autores/autoras e um endereço eletrônico válido para contato.

O texto deverá ser digitado sem parágrafos, de acordo com a norma culta da língua portuguesa, utilizando fonte Arial tamanho 11, espaço simples entre linhas, página em formato A4 (210 x 297 mm) com margens superior e esquerda - 3,0 cm, margens inferior e direita - 2,0 cm. Não incluir figuras, tabelas ou quadros no resumo. O texto deve ser escrito utilizando o editor de texto Word for Windows (salvar o arquivo no formato *.doc ou *.docx). Cada proponente poderá submeter no máximo dois trabalhos, sendo um como autor/autora e outro em coautoria.

A data limite para submissão de trabalhos foi dilatada até a sexta-feira, dia 02/04/2021, até 23h59. Após esta data, os formulários de submissão dos resumos serão bloqueados.

No momento da inscrição deve ser apontada uma das Mesas Temáticas à qual deseja enviar sua proposta.

Serão aceitas propostas de Comunicações orais de graduandos, graduados, pós-graduandos e pós-graduados (lato sensu e stricto sensu). O SMESP é aberto para envio de propostas de pessoas residentes no Brasil e no exterior, desde que falantes da língua portuguesa e que se adequem às normas previstas neste Chamamento. 

As propostas contempladas serão publicadas em Anais com ISSN, sendo as orientações para envio dos trabalhos completos, assim como prazos, serão enviados posteriormente para as comunicações selecionadas. 

Haverá uma publicação simples do Caderno de Resumos pós resultado das Comunicações selecionadas. 

O Evento é ONLINE e Gratuito, portando, não haverá cobrança de taxas para envio de propostas de comunicações orais, ou em participação como ouvinte. 

As propostas selecionadas terão acesso como ouvinte para todas as outras mesas, visto que não haverão mesas concomitantes. 

 

 

Critérios para a avaliação dos resumos:

Critérios relacionados ao conteúdo dos resumos:

 

● O conteúdo do resumo deve ser relevante para o tema central do evento e relacionar-se à área temática escolhida;

● O conteúdo deve apresentar coerência teórica e metodológica;

 

● Deverá haver encadeamento lógico entre as partes, tornando a totalidade do texto consistente e compreensível para o leitor.

 

Critérios relacionados à forma dos resumos:

● O resumo deve ser escrito de maneira clara, coerente e concisa;

● A redação deve seguir a norma culta da língua portuguesa;

● O resumo deve estar rigorosamente dentro das normas indicadas.

Sobre as Apresentações:

Os trabalhos serão apresentados na forma oral, via plataforma do google.meet, contando com uma coordenadora que conduzirá a discussão. Cada proposta selecionada terá 15 minutos para apresentação, sendo reservado período de debate e explanações, conforme períodos estabelecidos pela coordenação da mesa. 

 Cada mesa contará com um número máximo de 8 propostas, sendo número mínimo de 4 propostas para que a mesma aconteça. A Produção do Seminário Metropolitano de Estudos Sobre as Periferias se reserva o direito de alterar suas Mesas, garantindo ou cancelando suas mesas, conforme melhor dinâmica de realização do Evento. 

Será permitido que ambas as pessoas, em caso de autoria e coautoria, apresentem a comunicação.

Das Inscrições: 

Todas as Inscrições de Propostas de Comunicações Orais deverão ser enviadas via formulário para o link: https://forms.gle/8zhcm7WqYRY3wQVR9

Não serão aceitas inscrições por qualquer outro meio.

Em caso de dúvidas ou considerações, enviar e-mail para: divulgacaosemifusa@gmail.com 

O Resultado estará disponível nesta página no dia 07 de abril e todas as propostas também serão comunicadas por e-mail.