top of page
  • Semifusa

Instituto Cultural Semifusa firma sua linha de projetos 2021


Por Antônio Benvindo e Guidyon Augusto para o Instituto Cultural Semifusa



O Instituto Cultural Semifusa delimitou sua linha de atividades e projetos para o ano de 2021. Após o difícil ano de 2020 para todo o setor cultural brasileiro, em especial para as dimensões de produção em áreas periféricas, coletivos, instituições e atores socioculturais tiveram de firmar as bases de diálogo e atuação para pensar e preparar o próximo ciclo.


Após um amplo processo de articulação e estruturação interna, o Semifusa prepara uma série de atividades para 2021. São projetos de execução direta da instituição, além de parcerias com agentes culturais, instituições e empreendedores culturais em nível Municipal e Estadual.


Para o primeiro semestre já estão confirmados projetos e atividades formativas derivadas da aprovação do Instituto, enquanto Ponto de Cultura registrado, no Edital N°02/2020 "Modalidade Credenciamento: Pontos de Cultura - Pessoa Jurídica", da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (SECULT) do Estado de Minas Gerais. O Edital é uma ação que foi proporcionada pelo repasse de recursos da Lei federal 14.017/2020, conhecida como Lei Aldir Blanc, tem como objetivo central estabelecer ajuda emergencial para artistas, coletivos e empresas que atuam no setor cultural e atravessam dificuldades financeiras durante a pandemia.


Também no primeiro semestre está confirmada a realização da sétima edição do Festival Pá na Pedra de Artes Integradas, um dos projetos principais produzidos pelo Semifusa, que em dez anos proporcionou uma ampla programação cultural no Município, além da descentralização de recursos e propostas de ações que visam o acesso e a integração territorial por meio da cultura em Ribeirão das Neves. O Semifusa também é parceiro de uma série de projetos aprovados individualmente por seus membros, tanto na dimensão de fomento Estadual, quanto via Edital de Fomento da Lei Aldir Blanc em nível Municipal, via edital (009/2020), que integrará também sua linha de atividades e calendário de ações de comunicação.


Com uma equipe renovada, assim como uma nova gestão de sua Diretoria (2020 - 2022), o Instituto também foi contemplado no Chamamento Público “Emenda com a Gente”, para indicação de emendas à Lei Orçamentária Anual 2021, via Gabinetona. Recurso que vem do gabinete da Deputada Estadual, Andréia de Jesus. O chamamento foi um processo amplo e a contemplação no mesmo coloca o Semifusa em uma linha de projetos aprovados em nível Estadual, enquanto entidade de promoção de direitos e ações sociais.


Dessa maneira, 2021 será um ano de muitas perspectivas boas para o Semifusa e a cidade de Ribeirão das Neves. Estamos ansiosos por isso e com ótimas perspectivas, será um ano de mudança de direção de uma maneira geral no setor cultural e também na vida do Semifusa.




O Sarau no Ribeirão será um dos eventos para o calendário 2021 do ICS. Fotografia: Rodolfo Ataíde

31 visualizações0 comentário
bottom of page