top of page

Mesas de Diálogos - Seminário Metropolitano de Estudos Sobre as Periferias

 Pesquisa e Produção de Conhecimento em Ribeirão das Neves: Avanços e Desafios

(12/04 - 19h30)

Palestrantes: 

 

Liza Iole da Silva Caetano

Mestra em Educação e Docência pela UFMG, licenciada em Pedagogia e Letras, pós-graduada em ciência da religião e psicopedagogia, ex-bolsista CAPES pelo Programa de Desenvolvimento de Professores da Educação Básica no Canadá. Professora há 10 anos, servidora na Secretaria Municipal de Educação de Ribeirão das Neves desde 2015.


 

Marcos Antônio Silva 

Possui graduação (Bacharelado e Licenciatura) em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Minas Gerais (2011) e Mestrado pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (2016). Atualmente é aluno do curso de doutorado da Faculdade de Educação da UFMG, Professor da Rede Estadual de Ensino, é integrante do Observatório da Juventude (OJ) e atua na produção de Eventos e formação de Agentes Culturais na RMBH.


 

 Impactos Sociais da COVID-19 nas Periferias

(13/04 - 19h30)

 

Palestrantes: 

Nayara de Amorim Salgado  

Bacharel licenciada em Ciências pela PUC MG. Mestre e doutoranda em Sociologia pela UFMG. Pesquisadora do Centro de Estudos de Criminalidade e Segurança Pública (CRISP) e do Observatório de Ribeirão das Neves.

Winnie Parreira Patrocínio

Pós Graduanda - Especialização em Ensino de Geografia pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM). Bacharel e Licenciada em Geografia, pela instituição Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais núcleo universitário Coração Eucarístico. Atualmente atua como Professora de Geografia pela SEE-MG e como voluntária pelo projeto do Cursinho Comunitário Consciência Barreiro em que atua como integrante da Coordenação. Atuou como bolsista pelo Programa de Bolsas de Iniciação Científica da PUCMinas, nas áreas de Geografia Histórica e Cartografia Histórica, financiado pela FAPEMIG.

Cultura, Diversidade e Comunicação: Novos Horizontes de Desenvolvimento para as Periferias  

(14/04 - 19h30)

Palestrantes: 

Rafael Aquino

É mestre em Ciências Sociais pela PUC Minas e graduado em Processos Gerenciais pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). Autor do livro Políticas de Cultura nos Municípios da Região Metropolitana de Belo Horizonte. Rafael Aquino é mobilizador cultural na cidade de Contagem, participou da criação do Fórum Popular de Cultura (FPC) e da Associação Move Cultura, idealizou a Casa Criativa, principal incubadora de projetos socioculturais da região, fez parte do Conselho Estadual de Política Cultural (CONSEC), e coordenou o Mapeamento Cultural de Contagem, realizado entre 2016 e 2017.


 

Talles Pereira Lopes

 

Cientista Social e Produtor Cultural é co-fundador da rede de coletivos culturais Fora do Eixo e da rede de comunicação Mídia Ninja. Talles Lopes também foi Diretor da ADIMI - Associação Iberoamericana para o desenvolvimento da Industria da Música - 2012 a 2014 e  Presidente da ABRAFIN - Associação Brasileira de Festivais Independentes (2011). 

As Mesas de Abertura e Encerramento do Seminário Metropolitano de Estudos Sobre as Periferias são gratuitas e não precisam de inscrição, sendo que sua exibição será via página do Instituto Cultural Semifusa, no link: https://www.facebook.com/InstitutoCulturalColetivoSemifusa

bottom of page