• Semifusa

Seminário Metropolitano de Estudos Sobre as Periferias


O Seminário Metropolitano de Estudos Sobre as Periferias (SMESP) é uma proposta que visa trazer para a esfera do diálogo, temáticas que permeiam os espaços periféricos e suas dinâmicas, com foco na construção dos sujeitos e suas relações. Com o intuito de constituir um amplo ambiente de interações entre pesquisas, debates e exposição de ideias, a primeira edição do SMESP tem como casa o Município de Ribeirão das Neves, uma zona de criação e fruição sociocultural amplamente reconhecida.


O Projeto do Seminário nasce de um entendimento comum de que as Periferias atravessam e são atravessadas por múltiplas esferas de experiências, relacionando no cotidiano de suas interações desafios e potencialidades constituídas de diversas formas. Ao ampliarmos os ambientes de pautas para a dimensão dos espaços de ensino, pesquisa e inovação, temos em mãos novas estruturas para que as reflexões possam se dar de forma que proporcionem o acesso, ouvidos, a liberdade e os palcos para as presenças que estejam realmente dispostas à integrarem os movimentos de desenvolvimento social consciente .


Em meio ao caos de uma crise social, sanitária, política, econômica e de sentidos para o futuro, essas presenças são bases para as esperanças de proposições de novas perspectivas sobre as ações dos sujeitos e possibilidades para suplantar os desafios que enfrentamos. O SMESP tem um caráter dialógico e dialético, abarcando dentro de sua programação uma estrutura de Mesas Temáticas que possuem por objetivo ampliar as condições para que as pesquisas possam ser oriundas de diversas áreas do conhecimento. Ao ser baseado em uma Cidade Periférica com uma história de estigma, assim como pela falta de planejamento estrutural por parte dos entes federativos, o Projeto seguirá uma linha de proposta que dialoga as perspectivas de integração regional, com foco nas experiências das regiões metropolitanas e suas potencialidades enquanto polos criativos.


Aproveitando a potência e riqueza das zonas de circulação de ideias e projetos que formam o Município de Ribeirão das Neves, o Seminário Metropolitano de Estudos Sobre as Periferias terá como eixos norteadores de sua programação de Palestras, as relações entre os temas de educação e desenvolvimento territorial, assim como cultura, comunicação e diversidade nas periferias.


Em sua primeira edição, o Seminário vai ser realizado em formato online, totalmente gratuita, entre os dias 12 e 14 de abril de 2021, sendo organizado dentro do planejamento de atividades do Instituto Cultural Semifusa e patrocinado com recursos oriundos da Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc. Ressaltamos aqui a importância da LAB enquanto elemento de mitigação dos impactos da pandemia da COVID-19 e suporte para os setores de Cultura e Educação, amplamente impactados pela crise sociopolítica e da falta de gestão da mesma que assola este país.



Todas as informações estarão disponíveis no site: www.coletivosemifusa.org


Dúvidas e demais questões podem ser enviadas para o e-mail: divulgacaosemifusa@gmail.com


132 visualizações0 comentário