top of page
  • Semifusa

Semifusa inaugura espaço cultural em Ribeirão das Neves

Atualizado: 18 de jan. de 2022

Casa Semifusa será inaugurada para atender demanda cultural e de formação na cidade


O Instituto Cultural Semifusa, que existe há 12 anos, traça novos caminhos com a abertura de sua sede. O espaço nasce com o conceito de negócios sociais, projetos de impacto e economia criativa, fruição artística, cultural e desenvolvimento local. A Casa Semifusa contará com estúdio musical, salas e estrutura para produção de podcast, audiovisual, formações, shows, espetáculos e cinema.

Dentre a Agenda 2030 dos objetivos de desenvolvimento sustentável, estipuladas pela ONU, o instituto visa contribuir com 6 metas, são elas: Paz, justiça e instituições eficazes; saúde e bem-estar; educação de qualidade; igualdade de gênero; trabalho decente e crescimento econômico e redução das desigualdades.


O espaço oferecerá gratuitamente cursos de moda, capoeira, produção de clipes, dança contemporânea, produção de beat, empreendedorismo cultural e teatro neste primeiro momento. Porém, está disposto a estabelecer parcerias e ampliar este leque de cursos. Segundo a Diretora Administrativa do Coletivo Semifusa, Raquel Freitas, “A Casa Semifusa é fruto de trabalho de longos anos e de várias mãos. Sonhamos, nos organizamos e hoje podemos comemorar essa conquista. Esta conquista impacta na cidade, pois é um espaço artístico, cultural e formativo que contribuirá para promoção de melhor qualidade de vida para nós, nevenses”, ressalta.

A inauguração será no sábado, dia 22 de janeiro, a partir das 12h. O endereço é Rua Cataguases 73, Sevilha B - Ribeirão das Neves. A festa de abertura terá Feira de Economia Solidária, Flash Tattoo, Comida Mineira, apresentações culturais com o artista Pedro Ezos, Naval Que Chama e Helô Dias. Raquel complementa: "Este será um momento de celebração e queremos reunir todos os parceiros, amigos e sociedade para mostrar a casa e comemorar”, reitera. Uso obrigatório de máscaras!




Instituto Cultural Semifusa


O Instituto Cultural Semifusa é uma organização sem fins lucrativos que visa democratizar o acesso aos bens culturais, reforçando o sentimento de pertencimento à Ribeirão das Neves. Formado por moradores da periferia da cidade, o grupo realiza eventos culturais, além do levantamento e pesquisas a respeito de bens e manifestações já existentes na cidade. O Coletivo surgiu em 2009, quando um grupo de músicos, incomodados com as pautas negativas que eram atribuídas a Ribeirão das Neves e o estigma de se tratar de uma “cidade dormitório”, se reuniu para mobilizar a cidade e conseguir pautas positivas nos meios de comunicação. Na época, o imaginário popular era de que o município não possuía uma produção cultural nem opções de lazer disponíveis para seus habitantes. Um ano após sua criação, o Coletivo passou a integrar a Rede Fora do Eixo de Coletivos, e participava da teia de grupos que se conectavam em todo o país.


Dentro deste conceito de enfatizar os pontos positivos da cidade, o Semifusa criou uma série de eventos com a perspectiva de dar oportunidade aos artistas locais para se apresentarem. Foi assim que surgiram vários projetos ao longo de mais de uma década da iniciativa e que ocorrem periodicamente na cidade: Festival Pá na Pedra, Festival Neves Encena, Sarau no Ribeirão, Encontro de Compositores, Feira das Artes, Seminário Metropolitano de Estudos sobre a Periferia e Grito Rock, todos pautados pela discussão sobre pertencimento e a perspectiva cultural da cidade.


Além dos eventos, em 2012 foi criada a campanha "O que você sabe sobre Neves?”. O projeto começou com o intuito de questionar os mo