Em comemoração ao mês da consciência negra, o Instituto Cultural Semifusa realizou no sábado, 23 de novembro, a segunda edição da Festa da Música Negra, evento que celebra a arte e a cultura do povo negro a partir das 16h.O evento teve, gastronomia com “Abusua” projeto do Bim Oyoko e Negah Thé, um convite para refletir sobre a afetividade a partir de aromas e sabores que são guardadas na memória e despertadas pelo paladar com a ajuda de ingredientes que carregam a contribuição africana e indigena na construção cultural do Brasil, ingredientes que se fazem presentes no cotidiano de nossas famílias e enraizadas em Minas Gerais.
Na música teve as apresentações do rapper Roger Deff, MC belo-horizontino que iniciou sua trajetória no universo das “rimas e batidas” através da banda Julgamento, um dos mais longevos trabalhos do cenário local. Também esteve presente o Coral Vozes de Campanhã, que revela a cultura, a fé e a religiosidade ancestral das mulheres quilombolas negras de Justinópolis, através da Guarda de Congo da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário, titulada como quilombo em Ribeirão das Neves.
E o rapper nevense Deusoito, que traz sua visão única para o cenário do rap nacional. Com uma carreira iniciada em 2020, Deusoito já conquistou reconhecimento com seus trabalhos 'Vampiro', 'MDMA' e '18' entre outros. Sendo um artista emergente no underground. Suas letras exploram sentimentos com personalidade, problemas e conquistas pessoais, enquanto desenvolve diferentes personas e cenários diferentes.
O evento também teve a da Batalha da Casa com os rappers Julietzzz, Gerê MC, Drinpe e Hyrochi, com vitória do rapper Julietzzz, em uma final emocionante com Gerê MC. Na oportunidade, houve uma Feira de Artesanato, com a exposição de vários produtos de empreendedores de Ribeirão das Neves.
Na oportunidade também foi feito o novo mural da Casa Semifusa, com o nome de "Poema Caos", faz referências a poetas negros e negras de Ribeirão das Neves e parceiros da Casa.
O mural está lindo para tirar fotos e refletir sobre o cotidiano nevense, que além das poesias, tem imagens de referências locais.
De acordo com o IBGE, Ribeirão das Neves tem 75,64% de população autodeclarada preta e parda, segundo dados do IBGE. Os dados do Censo 2022 começaram a ser divulgados em junho de 2023.