top of page

Ribeirão das Neves celebra quase 300 anos com Seminário sobre História, Direitos Humanos e Cidadania

Ribeirão das Neves, uma cidade com quase três séculos de história, será palco de um importante evento: o seminário "Neves quase 300 anos! História, Direitos Humanos e Cidadania". 

O evento será realizado no Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) - Campus Ribeirão das Neves, situado na Rua Vera Lúcia de Oliveira Andrade, 800 - Vila Esplanada, Ribeirão das Neves - MG, 33805-488.

O seminário tem como principal objetivo oferecer uma visão mais ampla e histórica de Ribeirão das Neves, desmistificando a ideia de que a cidade começou com a instalação de presídios. Pretende-se articular diversos setores sociais, como cultura, saúde, direitos das mulheres, moradia e direitos humanos, para refletir sobre a realidade dos 70 anos de emancipação da cidade e propor transformações significativas. 


Além disso, o evento busca fortalecer a articulação dos movimentos populares locais, ampliar o conhecimento e o engajamento no movimento pela desativação da Penitenciária José Maria Alkimin (PJMA) e sua transformação em uma universidade. Os debates e discussões do seminário resultarão em uma carta aberta à população e de recomendações dirigida aos poderes executivo e legislativo.


Programação


O seminário contará com uma rica programação que inclui:


- Feira de Economia Solidária e cultura localExposição dos empreendimentos solidários de Ribeirão das Neves e produção artística e literária da cidade.

- Apresentações Culturais

- Mesas de Debate: Discussões com pesquisadores, estudantes, militantes, artistas e agentes da sociedade civil sobre temas como:

  - Memória, identidade e cultura de Neves

  - Direito à cidade e direitos humanos

  - Políticas urbanas:  transporte, moradia, saneamento e meio ambiente

  - Políticas sociais: saúde, educação e cultura, assistência social

  - Minorias políticas e lutas contra o racismo e o machismo


Participação e Engajamento


Este evento é uma oportunidade única para os cidadãos de Ribeirão das Neves e regiões vizinhas se engajarem em discussões profundas e significativas sobre o futuro da cidade. 

É um chamado à comunidade para se envolver ativamente na construção de um futuro mais justo e inclusivo.


Participe e contribua para o fortalecimento da cidadania e dos direitos humanos em Ribeirão das Neves!





2 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page