• Semifusa

Mais uma vez batemos a Pá na Pedra

Por Lorena Cordeiro e Antonio Benvindo


Foi realizado entre os dias 7 e 13 de setembro a 7ª edição do Festival Pá na Pedra, evento organizado pelo Instituto Cultural Coletivo Semifusa. O evento que acontece todos os anos em Ribeirão das Neves, neste ano de 2020 precisou se adaptar ao período de pandemia acontecendo de modo online. O evento contou com oficinas de formação, seminários, debates e como de costume, show’s.


Além disto, a parceria da Mídia Ninja na divulgação foi essencial e nos ajudou a abarcar um público de cerca de 70 mil pessoas no Brasil todo, para acompanhar o festival, dentro dos 7 dias de programação.

Com início na segunda-feira (7) feriado nacional, os integrantes do Coletivo contaram diversas histórias que viveram dentro do Pá na Pedra, em nosso primeiro evento “Vivências e nostalgias do Festival Pá na Pedra”. Situações cômicas, dificuldades e outros momentos que só os bastidores de um festival pode trazer como experiência foram lembrados.

Na terça-feira (8) realizamos a oficina Inspiração, onde Rafael Bauth falou sobre a importância das emoções para expressão e criação artística. Bauth explicou o processo criativo e como as emoções podem contribuir para a produção de conteúdo cultural.

Na quinta-feira (10) Oderval Junior trouxe para o festival bastante informação sobre a Lei de emergência Aldir Blanc. A palestra explicou o que é um projeto cultural, editais e elaboração de projetos para a lei. A Lei de emergência Aldir Blanc prevê cerca de 2 milhões de reais em recursos para Ribeirão das Neves nos próximos meses.

Na sexta-feira (11) realizamos o evento “Sarau no Ribeirão” e convidamos artistas incríveis. Dentre eles, o sarau do região do barreiro, Coletivoz, Ivan de Assis poeta nevense, Chicão, também poeta de Ribeirão das Neves e a jovem Ynaê.

Dia 12 de setembro (sábado) teve lançamento da música de Johnny Herno, que trouxe para o Festival sua mistura de ritmos produzidos todos na percussão.

No mesmo dia, o Dj Rudolph fechou a noite com o Rap no Parque ecológico. Sem sair de casa pudemos curtir várias músicas de artistas de Ribeirão das Neves e Zona Norte de BH.

No domingo, ao cair a noite, pudemos apreciar o “Encontro de compositores”, tradicional evento realizado com artistas da Região Metropolitana. O Festival Pá na Pedra, sob o comando de Marcos Brey, trouxe: Yasmin Umbelino, Anna Cris, Renato Leal, João Rafael e Markos Lima.

Por fim, no domingo (13) tivemos nosso artista mais esperado, BNegão um dos maiores nomes do HipHop nacional foi nossa atração final. O ex-integrante do Planet Hemp com seu vocal potente empolgou quem estava assistindo nossa última transmissão.




16 visualizações
  • Ícone do Facebook Branco
  • Branca Ícone Instagram
  • Ícone do Twitter Branco

Receba nossas atualizações