• Semifusa

Inscrições abertas para Oficinas do NevesEncena 2019

O Coletivo Semifusa apresenta as atividades formativas que farão parte da programação da segunda edição do Festival NevesEncena!


O Festival faz parte das comemorações dos dez anos de existência do Coletivo Semifusa em Ribeirão das Neves. O Coletivo foi criado em 2009 com o foco na produção de arte em uma cidade estigmatizada negativamente e durante esses anos trabalhou a perspectiva de dar um contraponto a esse estigma.


A Edição 2019 do NevesEncena será voltada para os espetáculos de rua, contemplando as três regiões da cidade: Centro, Justinópolis e Veneza, atendendo um total de 13 bairros. Todas as atividades são Gratuitas!


Para se Inscrever nas Oficinas de Formação, acesse o formulário, clicando: AQUI


Confira as datas, locais e ementas das Oficinas:


19 de Março - 14h

Oficina de iniciação circense com Marcelo Castilho

Rua dos cravos, nº 140, bairro Santa Margarida, Ocupação Tomás Balduíno. Ementa: A oficina funciona em sistema de rodízio, onde os participantes podem experimentar técnicas de malabarismo, equilibrismo e acrobacias. As técnicas são apresentadas desde uma noção básica até algumas avançadas Malabares com bolinhas, pratos, aros, claves Equilíbrios em rola rola, pernas de pau, corda bamba, monociclo, acrobacias de duos, trios e grupos.


22 de Março - 18h

Oficina Iconografia de Ribeirão das Neves com Lucilene França

Nuances Estúdio de Dança R. Raimundo Nonato de Souza, 42 - 3º andar - Centro

Ementa: A oficina abordará a memória histórica local nos últimos 60 anos por meio de registros fotográficos preservados pelo Arquivo Público da cidade, que foram pesquisados e coletados pela professora ao longo dos anos. Serão confrontadas as fotografias atuais disponibilizadas pelos fotógrafos da região com os registros pesquisados pela professora. Serão propostas vivências corporais, físicas e vocais em busca de movimentos críticos provocados pela iconografia local. Será desenvolvido um trabalho cênico a partir da visualização das imagens tendo foco a produção corpórea dos alunos-atores.


23 de Março - 10h

Oficina de como fazer bonecos com materiais reciclados

Instituto Camará - R. Helena Augusta de Oliveira, 191 - Veneza.

Ementa: A atividade visa ensinar as pessoas a fazer bonecos com jornal, pano de sombrinha velha, bola rasgada, roupa velha, cabo de vassoura, plásticos e coisas recicláveis. Esses mesmos bonecos poderão chamar atenção da sociedade e conscientizar com temas atuais.


27 de Março - 18h

Oficina de dança contemporânea com Rachel Miranda

Rua Machacalis, nº 125 - Sevilha A.

Ementa: Aula expositiva, acompanhada de exercícios de dança contemporânea e vivências artísticas, apreciação da dança por meio da improvisação dos alunos e análise de vídeos, discussão e problematização sobre o aprendido e experienciado.


O público também poderá fazer inscrição para as Oficinas nos dias do Evento, havendo certificados para os participantes.





O Festival Neves Encena - Festival de artes cênicas da periferia tem o patrocínio do Fundo Estadual de Cultura, projeto nº 055/02/2016/FEC.



44 visualizações
  • Ícone do Facebook Branco
  • Branca Ícone Instagram
  • Ícone do Twitter Branco

Receba nossas atualizações