A oitava edição do tradicional Festival Pá na Pedra, executado anualmente pelo Coletivo Semifusa em Ribeirão das Neves, será realizada mais uma vez de maneira online, em virtude da pandemia do novo coronavírus. O evento acontecerá entre os dias 19 e 23 de maio e será transmitido nos canais das redes sociais do Instituto Cultural Coletivo Semifusa. O evento conta com oficinas de formação, seminários, debates e shows. Este ano, o festival terá nomes de peso, como o rapper de Brasília GOG, Tico Santa Cruz do Detonautas, a semifinalista do The Voice 2020, a mineira Carla Sceno e a escritora Conceição Evaristo.
Confira a programação completa
19 de maio (quarta-feira) -
Oficina Construção e manutenção de cabos - Marcos Brey
Via google meet
Horário: 16h
Onde: Via google meet
Breve ementa: Construção e manutenção de cabos P10-P10 com ferramentas caseiras e baratas.
19 de maio (quarta-feira) -
Oficina Descobrindo Shakespeare - Wes Gomes
Horário: 19h
Onde: Via google meet
Breve ementa: Descobrindo Shakespeare é uma proposta de oficina voltada para todos os públicos com os objetivos de desenvolver a criatividade e incentivar as/os participantes a explorarem seu próprio mundo a partir do estudo das obras de Shakespeare.
20 de maio (quinta-feira)
Palestra com Conceição Evaristo
Horário: 19h00
Onde: Facebook, Youtube e Twitter - Coletivo Semifusa
Conceição Evaristo é escritora. Ficcionista e ensaísta. Mestre em Literatura Brasileira pela PUC/Rio, Doutora em Literatura Comparada pela UFF. Sua primeira publicação (1990) foi na série Cadernos Negros do grupo Quilombhoje. 7 livros publicados, entre eles o vencedor do Jabuti, Olhos D’água (2015), 5 deles traduzidos para o inglês, o francês, espanhol e árabe. Prêmio do Governo de Minas Gerais pelo conjunto de sua obra; Prêmio Nicolás Guillén de Literatura pela Caribbean Philosophical Association; Prêmio Mestra das Periferias pelo Instituto Maria e João Aleixo. Escritora homenageada em diversas Feiras Literárias, a mãe de Ainá – sua especial menina – em 2019, teve 3 de seus 7 livros, aprovados no PNLD Nacional e também foi a escritora homenageada da Olimpíada de Língua Portuguesa pelo Itaú Social. Lançou seu “Poemas da Recordação e Outros Movimentos” em edição bilíngue (Português/Francês) no Salão do Livro de Paris e “Olhos D'água'' em francês pela Editora Des Femmes. Foi homenageada pelo Prêmio Jabuti ainda em 2019 como personalidade literária.
21 de maio (sexta-feira)
Oficina Mapa da mente e a percepção do lugar - Regina Gonçalves
Horário: 17h30
Onde: Via google meet
Breve ementa: A oficina convida os participantes a criarem o seu próprio mapa do lugar onde vivem, e através do desenho e diálogos sobre o espaço, estimular a percepção dos lugares representados como ambientes que proporcionam alívio.
21 de maio (sexta-feira)
Sarau no Ribeirão
Horário: 19h30
22 de maio (sábado)
Comunicação artistas/imprensa - Roger Deff
Horário: 10h
Via google meet
Breve ementa: Bate papo sobre os caminhos necessários para que o trabalho artístico chegue até os veículos de comunicação.
Shows
14h - Carla Sceno
16h - Samba de Bando
17h45 - Intervenção artística: Ana Clara Souza - Singular;
18h - Guilherme Barros
20h15 - Intervenção artística: Bia Lume - Circo na laje;
20h30 - Tico Santa Cruz
23 de maio (domingo)
Shows
14h - Batuque Beauvoir;
16h - Oh Trem Blues;
17h45 - Intervenção artística: Lorrane Katlen - Seja como água;
18h - Yasmin Umbelino;
19h15 - Intervenção artística: Capone - Beat Hiphop Box
19h30 - GOG
O Festival Pá na Pedra é um evento realizado pelo Instituto Cultural Coletivo Semifusa com recursos da Lei Federal Aldir Blanc 14.017/2020, através do edital nº 16/2020 - de fomento à cultura, via Lei Emergencial Aldir Blanc.
Sarau no Ribeirão online 2021
O tradicional Sarau no Ribeirão traz nomes de peso da poesia da Região Metropolitana de Belo Horizonte e São Paulo e será realizado na mesma semana do Festival Pá na Pedra. O evento será realizado online e gratuito, no dia 21 de maio (sexta-feira) nas redes sociais do Coletivo Semifusa (Facebook, Youtube e Twitter). A programação prevê, entre eles, poetas de renome nacional como o paulista Sérgio Vaz. Além dele, estarão presentes Rodolfo Ataíde, Bárbara Vee, Chicão e Will D. King (Sarau Amargem) de Ribeirão das Neves, Lelê Cirino (Belo Horizonte), Karine Bassi (Belo Horizonte), Nívea Sabino (Nova Lima), Bim Oyoko (Sarzedo). A apresentação é da Maria Clara Ribeiro (Coletivo Semifusa).
O Sarau no Ribeirão é um evento realizado pelo Instituto Cultural Coletivo Semifusa com recursos da Lei Federal Aldir Blanc 14.017/2020, através do edital nº 02/2020 - de fomento à cultura, via Lei Emergencial Aldir Blanc.
Mais informações em nosso site: coletivosemifusa.org e redes sociais: WebTV Semifusa (Youtube), Facebook (Instituto Cultural Semifusa) e Twitter (Semifusanvs)
Comments