top of page
  • Semifusa

Coração Negro: projeto de lives estreia em novembro

Projeto é uma parceria entre o Coral Vozes de Campanhã e o músico Marcos Brey


O projeto Coração Negro, realizado pelo músico Marcos Brey e pelo Coral Vozes da Campanhã, realizará, no próximo mês, três lives direcionadas a escolas públicas de Ribeirão das Neves e também a população geral.

As transmissões serão nos dias 1º, 8 e 22 de novembro, às 15 horas, através das páginas de Facebook de Marcos Brey, do Coral, além da página Ribeirão das Neves do Portal ribeirãodasneves.net.

O projeto tem como objetivo contribuir para a valorização, preservação e difusão da cultura negra e quilombola em Ribeirão das Neves. E é justamente no Quilombo Nossa Senhora do Rosário, em Justinópolis, que as apresentações serão gravadas.

A união entre o músico e o Coral nasceu após a participação do Vozes de Campanhã na edição de 2019 do Festival Pá na Pedra, produzido pelo Coletivo Semifusa. Após o evento, Brey (que também é integrante do Semifusa), convidou o Coral para juntos realizarem um projeto. A partir desse primeiro contato, foi desenhado o projeto Coração Negro. O projeto foi aprovado no edital do Fundo Municipal de Preservação do Patrimônio Cultural da cidade.


Tradição e modernidade

Um dos principais desafios para a realização do projeto foi adaptá-lo aos novos modos de convivência diante do período de isolamento social, que se arrasta por conta da pandemia da Covid-19. Além de toda a dedicação à produção musical, os membros têm tomado todos os cuidados necessários durante a realização dos ensaios. Afinal, a existência de um coral prevê a reunião de pessoas para cantarem juntas. Por isso, a formação do concerto também estará afinada no uso de máscaras e distanciamento social.

Mas as novidades não irão se resumir a protocolos. De acordo com o produtor do Coral Vozes de Campanhã, César Augusto, a apresentação trará um repertório autoral que busca um resgate às ancestralidades.

Durante a live, será feita a gravação de duas músicas que foram compostas a partir da parceria entre os artistas. O público também vai poder conhecer um pouco mais sobre a história do Quilombo Nossa Senhora do Rosário através de cards digitais que circularão no evento.



Vozes de Campanhã<