top of page
  • Semifusa

Comunicadoras/es de todo o Brasil se unem para combater o coronavírus nas periferias

No dia 19 de março, foi lançado o #CoronaNasPeriferias, uma coalizão nacional formada por comunicadores e comunicadoras da periferia. O objetivo é contribuir com o enfrentamento do Covid-19 nas periferias e nas regiões mais vulneráveis.



O grupo vem reunindo diversos coletivos e iniciativas pessoais de várias partes do país, com representações do Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste. Na carta de lançamento, que contou com 67 assinaturas, a coalizão destacou a importância de se buscar soluções para as populações periféricas, sobretudo do ponto de vista econômico, sanitário e de acesso à prevenção e tratamento diante da pandemia.


"Se o governo vai ajudar os grandes empresários a não quebrar, vai ajudar ao favelado pagar suas contas também? Vai ajudar a senhora que vende guarda-chuva na esquina a não quebrar?", questiona na carta.


De iniciativa voluntária e organização autogestionada, a coalizão vem produzindo conteúdos informativos - com foco na realidade das periferias - e disseminando nas redes sociais dos coletivos.


O grupo também pretende contribuir com a divulgação de redes de apoio que estão sendo formadas em diversas partes do país, além de incidir politicamente, sobretudo na garantia de renda e acesso a itens básicos de prevenção.


O Brasil possui mais de 40% de trabalhadores informais e cerca de 11% de desempregados. A grande maioria dessa população se encontra nas periferias, que ainda sofrem com o desabastecimento de água e saneamento básico, deixando seus moradores ainda mais vulneráveis.


A coalizão também chama a atenção para que o Estado defina ações voltadas às pessoas em situação de rua e à população carcerária, afim de conter a disseminação do coronavírus.


Utilizando a comunicação como principal arma, a coalizão acredita ser possível enfrentar não apenas o vírus, mas também a negligência do Estado em relação às periferias, comunidades indígenas, ribeirinhas e quilombolas do país. Para ter acesso ao conteúdo produzido pela frente, basta seguir a hashtag #CoronaNasPeriferias nas redes sociais. Em breve, também será lançado o site oficial.

Coletivos, movimentos e veículos:


Ação Comunitária Caranguejo Uçá